Entenda quais são as principais obrigações fiscais para empresas de Curitiba

Conheça quais demandas devem estar no radar da sua empresa para manter os registros sempre em dia.

 

Para manter a saúde financeira e jurídica de uma empresa em Curitiba, é fundamental cumprir com as obrigações fiscais e estar em dia com a entrega dos documentos. 

 

Neste artigo, a Contafix te explica quais são os principais compromissos que os negócios devem cumprir para evitar penalidades e sanções.

 

O que são obrigações fiscais e como elas são aplicadas em Curitiba?

 

As obrigações fiscais são todas as responsabilidades que uma empresa tem em relação à legislação tributária e fiscal. Isso inclui o registro da empresa, a obtenção do CNPJ, a emissão de notas fiscais, o pagamento de impostos, a entrega de obrigações acessórias, entre outras demandas.

 

Cumprir esses compromissos é fundamental para manter a legalidade da organização perante os órgãos governamentais e para evitar penalidades e sanções, que podem prejudicar a imagem e até atrasar o desenvolvimento da empresa.


Cada negócio tem seu conjunto de obrigações fiscais, que variam de acordo com o seu porte, atividade econômica e regime tributário. É importante que os gestores responsáveis pelas finanças e tributos conheçam sobre o assunto, a fim de evitar problemas com o Fisco e manter os registros em ordem.

 

Vale destacar que as obrigações fiscais têm um papel importante na arrecadação de tributos pelo governo. Eles são utilizados para financiar políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entre outras.

Então, por meio do pagamento dessas demandas, sua empresa ajuda a contribuir para a evolução da comunidade em que está inserida.

 

Além dos deveres principais, as empresas também têm obrigações acessórias que devem ser cumpridas de acordo com a legislação tributária. Elas são declarações, registros e documentos que devem ser enviados aos órgãos governamentais para comprovar seu cumprimento.

 

Entre as mais comuns estão o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (DIRPJ), a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) e a Declaração de Serviços Médicos (DMED), por exemplo.

 

Para cumprir as obrigações acessórias de forma correta, as empresas devem manter seus registros e documentos organizados e atualizados. É recomendado o uso de softwares de gestão financeira e contábil, que podem facilitar o controle, assim como o auxílio de um escritório especializado.

 

Abaixo, explicamos quais são as principas obrigações aplicadas às empresas em Curitiba.

 

Registro na Junta Comercial e obtenção do CNPJ

O primeiro passo para a criação de uma empresa na capital do Paraná é o registro na Junta Comercial. Através desse registro, o negócio adquire personalidade jurídica e pode obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. O CNPJ é o documento que identifica a organização perante o Fisco e é necessário para a emissão de notas fiscais e para o recolhimento de impostos.

 

Emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas as empresas em Curitiba, independentemente do regime tributário. As notas fiscais são documentos que comprovam a venda de mercadorias ou prestação de serviços e devem ser emitidas em todas as transações comerciais. 

 

Pagamento de impostos

As companhias em Curitiba devem pagar diversos impostos, tais como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Além disso, também é necessário recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).

 

Entrega de obrigações acessórias

A entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD) fazem parte das obrigações acessórias e também devem estar no radar dos gestores contábeis e fiscais.

 

Contabilidade

A contabilidade é fundamental para o sucesso de uma empresa em Curitiba. Através da contabilidade, é possível manter a saúde financeira da empresa, controlar as despesas e receitas, cumprir com as obrigações fiscais e tomar decisões estratégicas.

 

Cumprimento das obrigações trabalhistas

As demandas trabalhistas fazem parte da lista de entregas. Nelas se incluem pagamentos de salários e dos benefícios aos funcionários, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a entrega das declarações trabalhistas e previdenciárias, entre outras.

 

Licenças e alvarás

Para funcionar regularmente em Curitiba, as empresas também devem obter diversas licenças e alvarás, tais como o Alvará de Localização e Funcionamento, o Alvará Sanitário, o Alvará do Corpo de Bombeiros, entre outros.

 

Agora que você já sabe quais demandas estão no seu radar, conte com a ajuda de quem é especialista em manter o seu negócio em concordância com entregas financeiras, fiscais e contábeis. Clique aqui e agende seu horário com a Contafix.



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