BPO contábil para indústrias: conheça os benefícios

BPO Contábil para Indústrias: conheça os benefícios 

Saiba como o outsourcing contábil pode contribuir para a produtividade da sua indústria. 

 

Gestores de empresas sabem que estar à frente dos concorrentes já não é suficiente para fazer sua empresa crescer e se destacar no mercado. Mudanças cada vez mais rápidas, como novas tecnologias e nos comportamentos socioeconômicos, exigem que os tomadores de decisões definam suas prioridades para focar naquilo que é primordial.

É por esse motivo que existem prestadores de serviço cuja função é operacionalizar setores para que você foque nas áreas que são estratégicas e que impulsionam a sua indústria.

Nesse artigo, você vai descobrir o que é o BPO contábil e porque ele pode ser uma decisão que vai enriquecer o planejamento da sua manufatura.

 

O que é o BPO?

 

O Business Process Outsourcing ou BPO, é uma modalidade de terceirização que permite às empresas delegarem suas atividades para uma empresa especializada. É o equivalente a contratar uma agência para cuidar do seu Marketing ao invés de montar um setor para lidar com essas demandas internamente.

 

No caso do BPO contábil, o principal propósito é otimizar seus processos e aumentar a eficiência em sua gestão financeira e contábil. O escritório contratado assume as atividades relacionadas ao controle financeiro e contábil da organização, além de oferecer suporte e consultoria na área.

Ou seja, é ideal para empresas do setor industrial, que buscam otimizar seus processos e aumentar a eficiência em sua gestão financeira e contábil.

 

BPO e terceirização: entenda as diferenças

 

BPO (Business Process Outsourcing) e terceirização são conceitos distintos que são frequentemente confundidos. A terceirização é o processo de contratar uma empresa externa para fornecer serviços ou produtos que antes eram realizados internamente pela empresa. 

Por outro lado, o BPO é uma forma de terceirização que se concentra em processos críticos do negócio, como obrigações financeiras, contábeis, de RH e de tecnologia da informação.

Essa contratação inclui a expertise de um escritório que já está habituado a atender clientes com essa demanda e que é capaz de gerir seus processos com rapidez. Significa que a sua empresa ganha em agilidade e em custo-benefício. 

Benefícios do BPO contábil para a indústria

A gestão de serviços contábeis e financeiros por meio do BPO contábil oferece uma série de benefícios para a indústria. Conheça cada vantagem abaixo.

 

Otimização de processos

O BPO de serviços contábeis e financeiros permite às indústrias otimizarem seus processos, eliminando o desperdício de tempo e recursos na realização de tarefas burocráticas e repetitivas. Além disso, a equipe interna pode se concentrar em tarefas mais estratégicas e críticas, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa.

 

Acesso a expertise especializada

Ao adotar o BPO contábil, as empresas têm apoio de uma equipe de experts. Isso significa ter acesso a soluções personalizadas e inovadoras para melhorar os processos financeiros, conforme as demandas do seu negócio.

 

Redução de custos

Com um escritório contábil especializado em BPO, é possível reduzir custos, já que não é necessário contratar, treinar e manter uma equipe interna especializada na área. Vale reforçar que essa escolha é a melhor opção para quem quer soluções de alta qualidade e eficiência a preços competitivos.

 

Flexibilidade e escalabilidade

O BPO contábil oferece flexibilidade e escalabilidade às empresas, permitindo que elas adaptem sua estrutura de serviços de acordo com as mudanças do mercado e da economia. Além disso, as empresas podem contratar apenas os serviços de que precisam, sem a necessidade de manter uma equipe completa e permanente de funcionários na área.

 

Impacto na conformidade regulatória

Com o BPO contábil, as indústrias também contam com a garantia de conformidade regulatória, evitando possíveis multas e sanções por não cumprimento de leis e regulamentos. O escritório contratado mantém-se atualizado sobre as mudanças nas leis fiscais e contábeis, garantindo a integridade dos processos e evitando possíveis riscos para a empresa.

 

Quais serviços podem ser feitos por meio do BPO

A contratação de um BPO contábil é flexível e se adapta às demandas do seu negócio. Portanto, é possível externalizar todo o processo ou apenas as atividades que exigem maior complexidade.

 

Contabilidade geral e financeira: é responsável por registrar todas as transações financeiras da empresa, além de produzir relatórios para ajudar na tomada de decisões. Esta área pode ser terceirizada no BPO, garantindo a confiabilidade dos dados gerados

 

Contabilidade fiscal: garante que a empresa esteja em conformidade com as leis fiscais e tributárias do país. Ao terceirizar com um escritório de BPO contábil, você evita possíveis problemas fiscais, garante a eficiência e a eficácia dos processos tributários.

 

Folha de pagamento: esse é um processo importante e complexo que requer atenção e conhecimento especializado. Ela envolve o cálculo de salários, encargos sociais, impostos, férias, décimo terceiro salário e outros benefícios. Delegar este processo no BPO contábil pode ajudar a evitar erros, otimizando o tempo e os recursos investidos na gestão da folha de pagamento. É deixar de lado o sufoco a cada fim ou início de mês.

 

Auditoria e análise financeira: asseguram a precisão e integridade dos dados financeiros da sua indústria. A terceirização é uma forma de assegurar que os dados financeiros estão corretos, têm transparência e são uma fonte confiável para a tomada de decisões estratégicas.

 

Implementação do BPO contábil para a indústria

A implementação do BPO contábil para a indústria envolve algumas etapas que precisam ser seguidas para garantir o sucesso do projeto, como:

  1. Análise da rotina atual: é importante identificar os pontos fracos do processo atual de gestão financeira e contábil, para avaliar a necessidade de melhorias e novas dinâmicas.
  2. Escolha do prestador de serviço: a escolha do escritório contábil especializado em BPO é importante para garantir que a empresa tenha acesso à expertise necessária e que o projeto seja realizado de forma eficiente.
  3. Mapeamento de processos: mapear os processos financeiros e contábeis da indústria para é indispensável para que sejam definidas as atividades que serão terceirizadas.
  4. Acompanhamento e avaliação: é essencial acompanhar e avaliar os resultados da implementação do BPO contábil para garantir que o projeto esteja alinhado com as expectativas da empresa.

 

O BPO contábil para indústrias é uma solução com diversos benefícios e vantagens para as empresas do setor industrial. Além de permitir a redução de custos, aumentar a eficiência e garantir agilidade nos processos, esse serviço garante a precisão e segurança nas informações financeiras. O contratante também tem suporte para manter-se atualizado com as leis fiscais e contábeis.

 

Se você está procurando uma opção eficiente e eficaz para a gestão financeira e contábil de sua indústria, agende seu horário com a equipe Contafix. 

Nosso modelo de contabilidade consultiva e analítica ajuda empresas a encontrarem solidez financeira desde 1969, fidelizando clientes e criando parceiros de longa data.

Conosco, você encontrará todo o suporte para o BPO da sua indústria e planejar um crescimento previsível. Clique aqui e conheça nossos serviços.

 

Compartilhe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO APLICADO

Neste espaço de conhecimento trabalhamos para produzir conteúdo que seja prático e aplicável aos negócios, como: princípios de gestão e planejamento, questões fiscais, administração financeira, investimentos, e outros.

A sua contribuição através de comentários ao nosso conteúdo será usada sempre para fazer isto de maneira cada vez mais precisa e adequada.

Pesquisar

Arquivos

Entrar na Área do Cliente