Quando e porque contratar um BPO financeiro para a sua empresa

Uma tendência cada vez mais comum nas empresas modernas é a de manter uma equipe pequena e enxuta, com poucos processos e focada unicamente nas atividades que geram caixa. Foi dessa necessidade que surgiram os BPOs, em especial, o BPO financeiro.

Os BPOS facilitam o dia a dia de empresas ao gerenciar processos essenciais com o objetivo de proporcionar uma maior liberdade e autonomia aos setores que precisam de maior foco.

Por isso, neste texto vamos apresentar tudo sobre o BPO financeiro. Você verá o que fazer para para contratar um, quais as vantagens do BPO financeiro para empresas, assim como o momento correto de contratar um. Boa leitura!

O que é um BPO financeiro?

A siga BPO vem do inglês Business Process Outsourcing. Uma tradução mais próxima seria “Terceirização de processos de empresas”. Assim, a função de um BPO é a de assumir e gerenciar todos os processos de um determinado segmento da empresa.

É possível contratar BPOs de diversos tipos. Porém, no caso do BPO financeiro, essa modalidade é especializada em gerenciar as finanças de uma empresa, sobretudo em suas obrigações tributárias e nas demais demandas contábeis.

Em um BPO, a empresa delega funções essenciais sem a necessidade de contratar um quadro completo de funcionário para a realização de tais processos. Com isso, a empresa mantém uma equipe enxuta e completamente focada em suas tarefas mais importantes.

Qual a função do BPO financeiro dentro de uma empresa?

De um modo geral, a função de um BPO financeiro é trazer agilidade e dinamicidade para uma empresa. Como resultado, a empresa desenvolve uma maior independência e autonomia para focar no seu core bussiness, pois as demandas administrativas estarão nas mãos da equipe de BPO.

Vantagens do BPO financeiro

Sabemos bem que agora que você já sabe o que é o BPO financeiro, deve estar se perguntando quais são as grandes vantagens desse tipo de serviço. Se você é empreendedor, vale conhecer todos os benefícios de uma BPO para sua empresa:

  • Redução de gastos,
  • Maior dinamicidade nos processos da empresa,
  • Maior foco nas atividades de monetização,
  • Auxílio especializado em questões contábeis e financeiras,
  • Suporte estratégico,
  • Possibilita manter uma equipe enxuta e reduzida,
  • Otimização do tempo,
  • Aumento da produtividade.

Há ainda outras vantagens do BPO financeiro. Muitos escritórios e consultorias da área financeira e contábil ainda oferecem um trabalho adicional de contabilidade consultiva, um serviço voltado para atender e auxiliar empresas na tomada de decisão sobre suas demandas financeiras e de gestão.

Como escolher o BPO adequado para a minha empresa?

A escolha do BPO adequado deve se basear no tipo de processo a ser terceirizado dentro da empresa. No caso do BPO financeiro, o serviço é contratado para assumir todas as demandas contábeis e financeira da empresa. Há ainda outros tipos de BPOs para empresas, como

  • BPO jurídico: especializado em demandas jurídicas.
  • BPO de atendimento ao cliente: especializado na comunicação com o cliente e no atendmiento de suas necessidades.
  • BPO de gestão de contratos: especializado na manutenção de contratos todos os tipos.
  • BPO de TI: especializado nas demandas de TI da empresa.

Assim, na hora de escolher o BPO adequado para sua empresa, identifique que tipo de BPO pode ajudar sua empresa a ganhar mais velocidade e produtividade em seus processos.

Qual o momento correto de contratar um BPO financeiro?

Você deve pensar em contratar um BPO sempre que sentir que sua empresa poderia produzir mais e ganhar mais agilidade com a terceirização de algum processo. No caso do BPO financeiro, há indicativos que podem ajudá-lo a saber que chegou a hora de contratar um BPO:

  1. Falta de tempo para anotar entradas e saídas.
  2. Falta de tempo para lidar com toda a gestão financeira do negócio.
  3. Inabilidade para lidar com softwares e dispositivos apropriados para o gerenciamento contábil.
  4. Ausência de companhamento dos indicadores contábeis da empresa.
  5. Agendamento e acompanhamento de pagamentos e outras transações.
  6. Manutenção das obrigações tributárias.

Apenas empresas grandes devem contratar um BPO financeiro?

Não, o BPO financeiro para pequenas empresas também é bastante recomendado. Na verdade, a decisão de contratar um BPO financeiro não se deve exatamente ao tamanho da empresa, mas a possibilidade de conquistar mais velocidade e  produtividade através da terceirização de algum processo.

De um modo geral, a decisão de contratar um BPO financeiro deve ser considerada sempre que o empreendedor sentir que está perdendo tempo demais com tarefas burocráticas e, com isso, está deixando de focar em atividades mais importantes para a empresa.

Vale a pena contratar um BPO financeiro?

Sim, se você está em dúvidas sobre os valores de contratação de um BPO financeiro, vale frisar que os custos de um BPO estão geralmente abaixo dos gastos com a contratação de funcionários para realizar as tarefas necessárias.

Além disso, é possível contratar BPOs para realizar tarefas pontuais e com prazo determinado para finalização. Assim, há uma grande economia de gastos com a execução do processo.

BPO financeiro na Contafix

Como falamos anteriormente, um tipo adequado de BPO financeiro para empresas são aqueles especializados em contabilidade consultiva. Serviços assim oferecem uma análise global dos processos da empresa e conseguem auxiliar decisões importantes para o negócio.

Na Contafix Contabilidade, você encontrará uma equipe especializada em BPO financeiro para empresas de diversos segmentos. O escritório oferece um serviço de contabilidade consultiva essencial para empresas em qualquer estágio de desenvolvimento, seja para empresas iniciantes ou medianas. 


Gostaria de saber mais sobre como um BPO financeiro pode ajudar o seu negócio? Clique aqui e fale conosco!

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CONTEÚDO APLICADO

Neste espaço de conhecimento trabalhamos para produzir conteúdo que seja prático e aplicável aos negócios, como: princípios de gestão e planejamento, questões fiscais, administração financeira, investimentos, e outros.

A sua contribuição através de comentários ao nosso conteúdo será usada sempre para fazer isto de maneira cada vez mais precisa e adequada.

Pesquisar

Arquivos

Entrar na Área do Cliente