Contabilidade para indústria: o que todo gestor precisa saber

O setor industrial brasileiro está sempre entre os que mais crescem na nossa economia. Após uma leve queda durante a crise, em 2021 o setor registrou um aumento de 3,7%. Infelizmente, muitos empresários do setor ainda conhecem pouco sobre a contabilidade para indústria e o que ela pode fazer por essas empresas.

Uma das primeiras lições da contabilidade é a de que erros pequenos podem ganhar proporções gigantescas em empresas grandes, de alto volume. Um pequeno erro de margem, uma pequena falta de atenção na contabilidade, e grandes prejuízos podem acontecer.

Por isso, uma boa contabilidade é essencial para empresas do setor industrial. Neste post, falaremos sobre a contabilidade para indústrias: o que é, que tipo de empresa deve buscar uma contabilidade desse tipo, e as principais vantagens de contratar serviços de contabilidade especializados nesse setor. 

Se sua empresa atua no setor de indústria, acompanhe o texto para saber como uma assessoria contábil para indústria pode fazer sua empresa lucrar mais e crescer na direção correta. Vamos lá!

O que é a contabilidade para indústria?

A contabilidade para indústria (também chamada de contabilidade industrial) é uma área da contabilidade voltada para a otimização dos diversos âmbitos que envolvem empresas do setor industrial.

Assim, os serviços de contabilidade especializados em indústria, seja de agricultura, de manufatura ou de serviços, desenvolvem uma análise minuciosa dos processos da empresa com o objetivo de identificar pontos de melhoria e fornecer ferramentas de solução. 

O tipo de análise realizada por escritórios especializados em contabilidade para indústria é uma modalidade de contabilidade consultiva, isto é, uma contabilidade voltada para o acompanhamento das necessidades globais da empresa. Para saber mais sobre a contabilidade consultiva, confira

Como funciona a contabilidade para indústria?

Para que você possa saber mais sobre o que é a contabilidade industrial, vale ressaltar os diversos setores e funções em que o serviço pode atuar dentro de uma empresa 

  • Economia de custos e despesas.
  • Acompanhamento das obrigações tributárias.
  • Acompanhamento de indicadores de performance, de produção e financeiros.
  • Análise de margens, preços, custos de produção, de distribuição, e lucro.
  • Organização do setor pessoal: salários, contratos, impostos e outras demandas.
  • Organização de contratos.
  • Escolha de regime tributário, modalidade jurídicas e outras necessidades contábeis.
  • Gestão de custos e benefícios fiscais.

Assim, o contador industrial, ou a assessoria contábil industrial, procura desenvolver um acompanhamento detalhado das necessidades da empresa, um serviço ideal para ajudar sócios e gestores a tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.

Quero saber mais sobre a contabilidade industrial

Qual setor da indústria pode se beneficiar da contabilidade?

Empresas de qualquer setor da indústria pode se beneficiar dos serviços de contabilidade para indústria. Portanto, independente da área de atuação da sua empresa, é possível encontrar um escritório de contabilidade para indústria especializado em empresas do setor.

Que tipo de empresa precisa da contabilidade para indústria?

Empresas que atuam nos diversos segmentos da indústria, sobretudo as que necessitam de um acompanhamento da sua produção e de toda a logística de escoamento dos produtos, podem se beneficiar dos serviços de contabilidade para indústria.

Em geral, empresas de médio ou grande porte, isto é, empresas com faturamento anual acima de 2 milhões de reais, são as que mais procuram escritórios de contabilidade para indústria. Porém, mesmo empresas pequenas podem contratar esses serviços para obter o auxílio e orientação necessárias para o seu crescimento.

Benefícios da contabilidade para indústria

Para saber mais sobre a contabilidade para indústria, estes são os principais benefícios desse tipo de serviço e as principais razões para contratar uma assessoria contábil para empresas da indústria:

  1. Redução de custos e despesas.
  2. Automação e modernização de processos através de softwares e outras ferramentas para melhorar a velocidade dentro da empresa.
  3. Acompanhamento das obrigações tributárias.
  4. Acompanhamento das finanças.
  5. Planejamento tributário.
  6. Desenvolvimento de um plano financeiro para o negócio ou de blindagem patrimonial.
  7. Apoio a gestão estratégica da empresa.
  8. Acompanhamento contínuo de todas as demandas contábeis da empresa.
  9. Análise de processos e de adequação à legislação vigente.
  10. Elaboração de relatórios contábeis e acompanhamento de indicadores importantes para o negócio.

No fim, a principal vantagem de um serviço de contabilidade especializado em indústria é a possibilidade de um exame minucioso da empresa e um acompanhamento próximo ao dia a dia do negócio.

Hoje, todo empreendedor deve esquecer a visão de uma contabilidade passiva, que só elabora relatórios e checa contratos. Os escritórios de contabilidade, sobretudo escritórios de contabilidade para indústria, servem como peças essenciais para que a gestão da empresa saiba o que fazer não apenas nos momentos de dificuldade, mas principalmente nos momentos em que a empresa vai bem e o dono não sabe o que fazer.

Cada vez mais é possível encontrarmos donos de empresas muito boas, mas que não sabem gerir esse sucesso. Não sabem pensar o futuro da empresa, o que fazer para proteger o crescimento, para se proteger de eventuais problemas, e assim por diante. E qual o resultado? A empresa quebra no menor vento contrário.

É aí que entra a contabilidade especializada, que atua de maneira mais próxima do empreendedor, servindo como braço direito em todas as suas decisões. Sem dúvidas, é o melhor caminho para o empreendedor que se preocupa com o futuro e quer garantir o crescimento correto do seu negócio.

Quero ajudar minha empresa com a contabilidade para indústria

Como escolher um contador industrial ou escritório de contabilidade para indústria?

No momento de escolher um escritório de contabilidade especializado em indústria, é importante que o empreendedor saiba considerar alguns fatores essenciais para guiar sua escolha. São eles:

  1. Saber exatamente que tipo de atuação espera do escritório contábil. Por exemplo, quais setores espera obter melhoria, quais dúvidas gostaria de esclarecer, que tipo de orientação gostaria de obter, e assim por diante.
  2. Determinar que tipo de resultado espera obter com a atuação de um serviço especializado em contabilidade para indústria.
  3. Estar disposto a compartilhar toda a informação necessária sobre a empresa.
  4. Comunicar-se de forma clara com a equipe antes de fechar qualquer contratação.

Seguindos os passos acima, o empreendedor irá se assegurar de que está tomando a decisão correta para sua empresa. Além disso, ter uma ideia clara de tudo que gostaria de obter com o serviço é fundamental para que o contratado saiba de antemão todas as expectativas do cliente.

Ainda para escolher corretamente o seu escritório de contabilidade para indústria ou um contador industrial, vale levar em conta alguns pontos importantes para saber que escolheu o escritório correto:

  1. Experiência prévia com empresas do mesmo segmento.
  2. Experiência prévia na condução de empresas com processos de produção semelhantes, ou com problemas de funcionamento semelhantes.
  3. Apresentação de um plano de atuação detalhado, com prazos, metas ou detalhamento das ações a serem executadas.
  4. Apresentação de resultados alcançados em outras empresas.

Para saber mais sobre planejamento estratégico para empresas, indicadores de performance, e os benefícios da atuação da contabilidade dentro de empresas de variados setores, veja nosso material

Onde encontrar um serviço de contabilidade para indústria?

É possível encontrar serviços de contabilidade para indústria em diversos lugares do país. Com a popularidade dos serviços de contabilidade online, é possível encontrar escritório de contabilidade para empresas em diversos lugares do país.

Para empreendedores que procuram escritório de contabilidade para indústria em Curitiba, a Contafix contabilidade é um escritório com anos de experiência em auxiliar empresas de diversos segmentos da indústria.

Quero conhecer a Contafix Contabilidade

Quando procurar uma assessoria de contabilidade para indústria?

Empresas do setor industrial devem procurar uma assessoria de contabilidade para indústria em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Um erro frequente de muitos empreendedores é acreditar que devem procurar tais serviços apenas quando as coisas vão ruim na empresa.

Porém, serviços assim servem exatamente para ajudar empresas a evitarem as fases de dificuldade e, sobretudo, a saber como planejar e projetar o seu crescimento.

Por isso, escritórios de contabilidade para indústria podem auxiliar empresas ainda nos estágios iniciais do seu desenvolvimento. A atuação na indústria está entre as que mais envolvem obrigações tributárias, encargos fiscais, além de alvarás e outras demandas. O menor deslize com essas demandas pode causar grandes problemas para a empresa. Daí a necessidade de um auxílio especializado. 

Quais problemas de uma empresa a contabilidade para indústria pode resolver?

Como dissemos, procurar uma assessoria de contabilidade para indústria somente nos momentos de dificuldade não é o ideal. Porém, para que você possa ter uma ideia dos problemas que podem ser resolvidos com esse tipo de serviço. Estes são alguns deles, e dos mais comuns em empresas do setor industrial:

  • Controle minucioso das operações de produção.
  • Levantamento de custos e despesas em relação à precificação dos produtos.
  • Levantamento de indicadores de performance: quanto a empresa está produzindo atualmente e qual a sua capacidade de produção total.
  • Analisar fatores como margem de lucro, ponto de equilíbrio e outros indicadores financeiros importantes.
  • Elaborar relatórios tributários.
  • Realizar tarefas contábeis diversas, como: planejamento tributário, mudança de regime tributário, recuperação de crédito tributário, negociação de tributos, dentre outras.

Assim, se sua empresa atua no setor industrial e encontra dificuldade em realizar alguma das demandas acima, entao certamente ela poderá se beneficiar da orientação de um serviço de contabilidade para indústria.

A contabilidade para indústria serve apenas para empresas grandes?

Não. Empresas de todo tamanho podem se beneficiar desse tipo de serviço. Em empresas iniciantes, uma assessoria de contabilidade para indústria é fundamental em auxiliar seus gestores em decisões fundamentais para o seu crescimento. 

Para empresas de médio ou grande porte, serviços desse tipo são fundamentais para garantir um crescimento seguro e planejado. Quanto mais uma empresa cresce, mais aumenta suas demandas e a necessidade de planejar o seu futuro.

Além disso, surgem novas possibilidades, como a de explorar novos setores, lançar novos produtos, ou até mesmo a preocupação em manter e proteger o patrimônio gerado por aquele ativo. Surge, assim, a necessidade de uma assessoria contábil.

Contafix e contabilidade para indústria

Neste texto, falamos sobre o que é a contabilidade para indústria e de como esse serviço pode orientar empresas desse setor. Além disso, falamos sobre os principais critérios na hora de escolher um escritório de contabilidade para indústria.

Como dissemos, um critério importante na hora de escolher o escritório correto para sua empresa é a experiência prévia em orientar empresas do setor industrial. Escritórios experientes conhecem melhor os desafios e rotinas dessas empresas e por isso são mais adequados na orientação e na solução de problemas.

Na Contafix Contabilidade, você encontrará uma equipe especializada em contabilidade para indústria. O escritório já soma mais de 50 anos de experiência em orientar empresas de diversos setores, com foco maior em empresas do setor industrial. Além disso, a Contafix é especializada em serviços como

  • Contabilidade consultiva: atuação contábil voltada para orientação da gestão e no desenvolvimento de um planejamento estratégico.
  • BPO Financeiro: terceirização de todos processos contábeis e financeiros de uma empresa.
  • Contabilidade para indústria.

Gostaria de uma assessoria especializada em contabilidade para indústrias?  Clique aqui e fale conosco!

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CONTEÚDO APLICADO

Neste espaço de conhecimento trabalhamos para produzir conteúdo que seja prático e aplicável aos negócios, como: princípios de gestão e planejamento, questões fiscais, administração financeira, investimentos, e outros.

A sua contribuição através de comentários ao nosso conteúdo será usada sempre para fazer isto de maneira cada vez mais precisa e adequada.

Pesquisar

Arquivos

Entrar na Área do Cliente