Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa em momentos de crise

A contabilidade consultiva se tornou um dos modelos de contabilidade mais populares entre os novos empreendedores e gestores. Uma das razões para a popularidade desse serviço é a possibilidade de orientar empresas a enfrentar crises financeirs, assim como a evitar diversos cenários de dificuldade.

Esqueça a contabilidade tradicional, aquele modelo passivo no qual apenas planilhas, tributos e balanços financeiros são analisados e produzidos. Na contabilidade consultiva, é possível olhar a contabilidade como uma orientação essencial para navegar o futuro da empresa.

Se você é empreendedor e nunca ouviu falar da contabilidade consultiva, neste texto vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de contabilidade e como ele pode ajudar sua empresa a lucrar mais, resolver seus problemas internos, e até mesmo superar seus momentos de crise. Boa leitura!

O que é contabilidade consultiva para empresas?

A contabilidade consultiva é um modelo de contabilidade, ou de assessoria contábil, voltado para atuar de maneira estratégica no auxílio à gestão e tomada de decisão dentro de uma empresa.

Na contabilidade consultiva, o profissional, ou equipe, da área contábil desenvolverá uma análise global da empresa com o objetivo de propor ações de melhoria e resolução de problemas nos diversos segmentos da gestão.

Ao contratar um serviço de contabilidade consultiva, o empreendedor contará com um braço extra na gestão da empresa. Assim, poderá obter um valioso auxílio nas inúmeras decisões contábeis, financeiras, e processuais, que envolvem a administração de um negócio.

Como funciona a contabilidade consultiva?

Na contabilidade consultiva, a equipe contábil trabalhará de um modo mais próximo aos gestores da empresa. Além das demandas contábeis usuais, a equipe também analisará todas as dimensões da empresa com o objetivo de auxiliar na elaboração de metas e nos planos de crescimento do negócio.

Assim, a contabilidade consultiva é um auxílio fundamental para uma empresa em crise ou que enfrenta algum tipo de dificuldade. A avaliação de indicadores e dos processos gerais da empresa servirão de guia para definir uma rota de superação das dificuldades e de melhoria geral do negócio.

Sabemos que muitos empreendedores enfrentam fases de crise sem ter qualquer ideia do que fazer para ajudar uma empresa em crise financeira ou até mesmo gerencial. Isso ocorre porque, em geral, não é fácil identificar os fatores que causaram cada problema. Daí a importância da contabilidade consultiva.

Serviços assim servem de mapa para os momentos difíceis e podem ser a luz no fim do túnel quando não sabemos mais o que fazer para colocar a empresa nos eixos novamente.

Portanto, se você está interessado em saber como recuperar uma empresa em crise, com a ajuda de uma assessoria de contabilidade consultiva poderá contar com diversas formas de assistência, como

  • Diagnóstico dos pontos de melhoria da empresa: abarcando diversas dimensões do negócio, como precificação de produtos, otimização dos recursos financeiros, análise de processos, acompanhamento de impostos e tributos, e outras demandas semelhantes.
  • Desenvolvimento de um plano de recuperação da empresa: o empreendedor saberá o que fazer para desenvolver um plano de ação para uma empresa em crise.

Quais os benefícios da contabilidade consultiva?

Há diversos benefícios da contabilidade consultiva para empresas. Se você gostaria de saber como esse serviço pode beneficiar o seu negócio, estas estão entre as ações mais atraentes para todo empreendedor:

  1. Análise financeira e otimização de processos.
  2. Acompanhamento de indicadores financeiros.
  3. Melhor acompanhamento das finanças e tributos da empresa.
  4. Economia de gastos e otimização de recursos.
  5. Maior inovação e autonomia (em muitos escritórios contábeis, acompanhadas também de uma modernização da empresa).
  6. Auxílio no planejamento financeiro e contábil da empresa.
  7. Baixo custo de investimento.
  8. Auxílio e apoio à gestão da empresa.

Que tipo de empresa deve procurar a contabilidade consultiva?

Apesar de termos mencionado os benefícios da contabilidade consultiva para que a empresa em crise financeira saiba o que fazer, é um erro acreditar que esse tipo de serviço deve ser procurado apenas por empresas em dificuldade financeira. A função desse tipo de serviço é exatamente a de evitar crises desnecessárias.

Se sua empresa vai bem, mas você ainda sente que precisa de uma orientação profissional sobre o que fazer para garantir um crescimento estável e bem planejado para o negócio, uma assessoria de contabilidade consultiva pode ser o auxílio ideal para o seu caso.

Além disso, é sempre bom frisar que de nada adianta procurar esse tipo de serviço apenas quando a empresa está no vermelho total e esperar que tudo se resolva num passe de mágica. Por essa razão, procure uma assessoria contábil antes que seja tarde demais.

Para saber mais sobre planejamento estratégico e estratégia organizacional de empresas, confira abaixo parte de nosso material de orientação para empreendedores

Apenas empresas grandes podem se beneficiar da contabilidade consultiva?

Não, a contabilidade consultiva pode ser aplicada a empresas de qualquer tamanho. Além disso, vale ressaltar que mesmo empresas iniciantes também podem se beneficiar desse tipo de serviço. 

No caso de empresas iniciantes, uma assessoria contábil dessa natureza permitirá traçar metas e projeções, além de orientar e acompanhar diversas questões importantes para o crescimento da empresa. 

Muitos empreendedores subestimam o valor desse tipo de orientação durante os estágios inicias do crescimento de uma empresa. Porém, esse é o momento ideal para procurar a ajuda de profissionais mais experientes. Os anos iniciais de uma empresa envolvem diversas questões essenciais para garantir o desenvolvimento do negócio. 

Contabilidade consultiva em momentos de crise

Além de saber o que é a contabilidade consultiva, é importante que o empreendedor saiba que essa é uma ferramenta que pode ser procurada naqueles momentos de desespero acarretados por algum tipo de crise no negócio. 

Um dos grandes atrativos de uma assessoria desse tipo é a possibilidade de traçar um plano de ação para os momentos de crise, além de conseguir diagnosticar os principais problemas da empresa. Assim, o empreendedor não ficará no escuro sem saber quais passos tomar para superar uma determinada dificuldade.

Quando contratar um serviço de contabilidade consultiva?

Se você está em dúvida sobre qual o momento correto para contratar uma assessoria deste tipo, há alguns indicativos que podem servir de guia para ajudá-lo com essa decisão. São eles:

  • Erro de precificação dos produtos e serviços.
  • Falta de conhecimento ou tempo para acompanhar o caixa da empresa.
  • Necessidade automação de processos.
  • Falta de conhecimento para traçar metas de curto e longo prazo para a empresa.
  • Necessidade de auxílio contábil e financeiro para guiar decisões de gestão e administração.
  • Necessidade de auxílio para superar um momento de crise financeira.
  • Necessidade de suporte em questões financeiras e tributárias.

Contabilidade consultiva x contabilidade convencional

A contabilidade consultiva é um modelo de contabilidade diferente da contabilidade convencional por desenvolver uma análise detalhada do funcionamento da empresa com o objetivo de melhorar sua performance geral.

Ainda assim, é importante ressaltar que esses dois modelos de contabilidade não são opostos. Na verdade, podemos pensar na contabilidade consultiva como uma forma de contabilidade especializada nas necessidade de empresas e empreendedores. Assim, a contabilidade consultiva e a convencional são formas completamentares de contabilidade para empresas.

Hoje, o empreendedor deve estar ciente de que há modelos cada vez mais dinâmicos de assessoria contábil, voltados essencialmente para as necessidades diárias de uma empresa. Para saber mais sobre um desses modelos, confira 

Contabilidade consultiva é assessoria empresarial?

Sim, uma grande vantagem da contabilidade consultiva é poder contar com um tipo de assessoria empresarial para gestores e empreendedores que necessitam de uma orientação especializada para a condução do seu negócio. 

Alguns escritórios oferecem uma equipe de profissionais com experiência nas diferentes necessidades da empresa. Assim, o empreendedor poderá contar com o auxílio de contadores, advogados, administradores, e outros profissionais importantes para a condução adequada de um negócio. 

Como escolher um escritório de contabilidade consultiva

Antes de contratar um serviço de assessoria de contabilidade consultiva, o empreendedor deve estar atento a alguns fatores importantes para ter a certeza de que escolheu a equipe correta para acompanhar o desempenho do seu negócio. 

Antes de tudo, é sempre bom ter em mente que nenhum escritório de contabilidade é igual e, por isso, é necessário se informar bem antes de escolher o mais adequado para a sua empresa. Assim, considere os seguintes fatores no momento de escolha de um serviço de contabilidade consultiva

  • Experiência na orientação de empresas do mesmo ramo.
  • Casos de sucesso e resultados obtidos.
  • Plano de execução.
  • Experiencia prévia na solução de problemas semelhantes aos problemas enfrentados pela sua empresa.
  • Equipe experiente e com rapidez na implementação dos processos.

Gostaria de um escritório com experiencia no acompanhamento de empresas de diversos segmentos? Fale conosco!

O que fazer antes de contratar um serviço de contabilidade consultiva

Agora que você já sabe como escolher um escritório de contabilidade consultiva, é importante que saiba também como se preparar para a contratação um serviço de contabilidade consultiva. O seguinte passo a passo pode ajudá-lo:

  1. Definir que tipo de orientação e auxílio espera obter na empresa.
  2. Se espera resolver algum problema da empresa, certifique-se de contratar um escritório com experiência na solução do tipo de problema a ser resolvido.
  3. Seja claro sobre suas expectativas em relação a contratação do serviço. 
  4. Certifique-se de o plano de execução e atuação do escritório está alinhado com suas expectativas.
  5. Esteja aberto a feedback e sugestões sobre o que melhorar dentro da empresa.

No momento de definir que tipo de orientação espera obter, o empreendedor deve saber se gostaria de um acompanhamento prolongado dos serviços da empresa ou se gostaria apenas de resolver problemas pontuais com alguma urgência. Clareza sobre o que espera obter é essencial para fazer a escolha certa neste momento.

Contabilidade consultiva digital

A contabilidade digital está se tornando uma forma de assessoria contábil cada vez mais popular entre empreendedores. Na contabilidade digital, o empreendedor tem uma maior facilidade para encaixar seus horários em reuniões remotas, além de poder contratar escritórios de qualquer lugar do país.

Na contabilidade digital também é possível contar com serviços de contabilidade consultiva capazes de orientar empresas nas suas questões contábeis, financeiras e administrativas.

Qual o custo x benefício de um serviço de contabilidade consultiva?

É verdade que um serviço de contabilidade consultiva pode custar mais caro que os serviços tradicionais. Porém, o empreendedor deve ter em mente que não está “gastando mais com um serviço”, mas na verdade está investindo em um suporte essencial para o crescimento do seu negócio. 

Um bom serviço de contabilidade consultiva retornará rapidamente o valor investindo. A empresa terá uma economia de gastos, uma maior clareza sobre suas finanças, além de um acompanhamento profissional de suas demandas tributárias e financeiras.

Por que contratar um serviço de contabilidade consultiva?

Aqui, a resposta é simples: para garantir um crescimento orientado do seu negócio. Como dissemos, na medida em que uma empresa cresce, também cresce suas demandas, suas possibilidade de atuação, seu quadro de colaboradores, além de suas obrigações financeiras e tributárias.

Assim, o empreendedor acaba lidando com diversas questões novas:  qual regime tributário escolher? como economizar impostos? onde investir os lucros da empresa? como garantir um crescimento seguro? como ganhar mais velocidade nos processos da empresa?

Nesse momento, o auxílio de profissionais experientes é essencial para que o empreendedor possa tomar as decisões corretas e com a melhor orientação possível.

Contabilidade consultiva na Contafix

A Contafix é um escritório de contabilidade com longa experiência em contabilidade consultiva e na orientação de empresas de diversos setores. Ao longo de seus 50 anos de atuação, o escritório soma um vasto conhecimento das diversas questões que envolvem a manutenção e o crescimento seguro de uma empresa.

Quer saber mais sobre como ajudar sua empresa a superar os momentos de crise? Clique aqui e fale com nossa equipe.

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CONTEÚDO APLICADO

Neste espaço de conhecimento trabalhamos para produzir conteúdo que seja prático e aplicável aos negócios, como: princípios de gestão e planejamento, questões fiscais, administração financeira, investimentos, e outros.

A sua contribuição através de comentários ao nosso conteúdo será usada sempre para fazer isto de maneira cada vez mais precisa e adequada.

Pesquisar

Arquivos

Entrar na Área do Cliente