Tudo o que você precisa saber sobre valorização dos colaboradores e produtividade

A valorização dos colaboradores está entre os fatores mais importantes na produtividade geral de uma empresa. Mas, você sabe exatamente o que fazer para motivar mais e demonstrar a valorização dos seus colaboradores?

Essa é uma das grandes questões de qualquer empreendedor preocupado com a produtividade no trabalho. E mesmo que ainda exista muita dúvida em torno desse tema, há bastante pesquisa sobre o que fazer para motivar os colaboradores.

Neste texto, vamos falar de um resultado famoso publicado no artigo “Mais uma vez – como você motiva os funcionários?” de Frederick Herzberg, famoso professor de gestão empresarial da Universidade Utah, nos Estados Unidos.

Se você quer saber o que funciona e o que não funciona na hora de conseguir motivar os colaboradores, acompanha o nosso texto para essa dúvida de uma vez por todas. Boa leitura!

Os PNTs e a valorização dos colaboradores

Os primeiros resultados da pesquisa de Herzberg mostram que a forma mais ineficaz de buscar motivar os colaboradores é através das técnicas PNT (de Pé no Traseiro). Há dois tipos principais de PNT, o PNT físico e o PNT psicológico

No PNT físico, o gestor espera motivar o colaborador através de agressões e intimidações físicas. Desnecessário dizer que esse tipo de atitude é completamente ineficaz e diminui radicalmente qualquer pretensão de produtividade por parte do colaborador.

Do mesmo modo, o PNT psicológico, seja ele de qualquer forma, como o assédio moral, a importunação e ações similares, apenas cria um ambiente de trabalho conflituoso e insuportável para o colaborador.

Assim, o mínimo que o empreendedor e os gestores deve respeitar para conseguir criar um ambiente de motivação para os seus colaboradores, é evitar qualquer forma de PNT dentro da empresa.

Mitos sobre motivação e valorização dos colaboradores

Além de discutir como as formas conflituosas de valorização dos colaboradores afeta a produtividade geral, Herzberg revela diversos mitos bastante conhecidos sobre como motivar os colaboradores. Estes são os principais deles:

  • Reduzir a jornada de trabalho torna os colaboradores mais motivados. Esse é um erro muito comum, mas é sempre bom lembrar que as pessoas motivadas não procuram trabalhar menos, mas melhor.
  • Aumentar salários tornará os colaboradores mais motivados. Aqui, o argumento de Herzberg é dizer que o aumento de salário apenas motiva as pessoas a buscarem melhores salários, mas não necessariamente se sentirem mais motivadas. Claro, isso não deve justificar o empreendedor desistir de aumente salários.
  • Oferecer benefícios tornará os colaboradores mais motivados. Oferecer benefícios torna os colaboradores mais motivados a ganhar novos benefícios, mas não necessariamente aumentam sua produtividade no trabalho.
  • Aconselhar os colaboradores é a melhor forma de motivá-los. Esse é um outro mito. Apenas conversar com os colaborades e se mostrar compreensivo não necessariamente faz com que se sintam mais motivados para trabalhar.
  • Ter uma comunicação de mão dupla consegue motivar mais os colaboradores. Assim como no caso anterior, uma melhor comunicação com os colaboradores não é suficiente para torná-los mais motivados.

Agora você já deve ter notado que muitas das ideias mais comuns sobre como funciona a valorização dos colaboradores não passam de mitos sem qualquer respaldo científico ou garantia maior.

É sempre bom lembrar que muitas das ideias acima são importantes como forma de ajudar na criação de um ambiente de trabalho e respeitador. Porém, esses fatores sozinho não são suficentes para garantir uma maior motivação dos colaboradores.

Fatores que aumentam a motivação dos colaboradores

Em todos os estudos de Herzberg foi descoberto que a motivação dos colaboradores não depende de incentivos externos que apenas premiam e gratificam, além de nao depender somenta da valorização dos colaboradores

Na verdade, a motivação no ambiente de trabalho vem de uma série de fatores que faz com que o colaborador se sinta valorizado e importante para a empresa. São estes os principais fatores que aumentam a motivaçao dos colaboradores:

  1. Realização. O primeiro fator fundamental para a motivação é a realização. O colaborador deve desempenhar um papel para o qual ele se sinta realizado em executar. É aquela velha coisa: se alguém faz algo para o qual não tem a menor inclinação natural, não importa o  salário ou a quantidade de benefícios, essa pessoa sempre se sentirá desmotivada.
  2. Reconhecimento. Outro fator essencial para produtividade no trabalho é o reconhecimento por parte dos gestores líderes. Não há algo mais desmotivador do que trabalhar em um lugar no qual os esforços não são reconhecidos.
  3. A natureza do trabalho. A sensação de desempenhar algo importante, que agrega e contribui para a sociedade em geral é fator decisivo para que as pessoas se sintam motivadas com o trabalho.
  4. Progresso e crescimento dentro da empresa. Além dos fatores já mencionados para a produtividade, outro ponto fundamental é a possibilidade de progredir, crescer e ocupar novos cargos dentro da empresa. Nesse sentido, vale notar que não é apenas uma questão de ganhar mais dinheiro, mas de ter novas responsabilidade e se sentir melhor na profissão.

No fim, o que Herzberg mostra é que para se sentirem cada vez mais motivados, os colaboradores precisam ter a sensação de estar em um ambiente onde seus esforços são reconhecidos e existe a possibilidade de crescer, se aperfeiçoar e conquistar novos postos dentro da empresa.

Sejamos honestos: há poucas coisas piores do que trabalhar em uma empresa sem perspectiva de crescimento, de alcançar novas responsabilidades e sem a possibilidade de aperfeiçoar o seu conhecimento. Empresas assim provocam a sensação paralisante de que a vida do colaborador está estagnando, algo difícil de aceitar.

No fim, é importante ter em mente que a valorização dos colaboradores vai muito além de oferecer prêmios e recompensas. É necessário criar um ambiente estimulador para o trabalho e a dedicação.

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