Como descobrir como está a saúde contábil e financeira do seu negócio?

Uma empresa saudável financeiramente é aquela que tem suas finanças organizadas e controladas, com uma contabilidade eficiente e precisa. Por isso, é essencial que a saúde contábil esteja sempre em equilíbrio.

 

Neste texto, apresentamos algumas dicas para ajudá-lo a descobrir se a saúde contábil do seu negócio está em dia.

 

Por onde começar a sua investigação? 

 

Realize uma revisão contábil

Gestores que lidam com demandas de diferentes áreas sabem que alguns processos e parte do controle organizacional podem ser afetados em meio às obrigações da rotina. Isso faz com que seja mais difícil saber por onde começar a analisar a saúde contábil e financeira do seu negócio. 

 

Algumas etapas podem tornar a compreensão do cenário mais clara. Confira abaixo 

 

Mantenha um controle diário das finanças

Esse compromisso é indispensável para todo negócio, independentemente de seu porte. Registre todas as entradas e saídas de dinheiro, desde os pequenos gastos até os maiores investimentos. Isso permitirá que você tenha uma visão clara do fluxo de caixa da sua empresa e, consequentemente, possa tomar decisões mais acertadas.

 

Analise os demonstrativos financeiros

Os demonstrativos financeiros, como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, são ferramentas essenciais para avaliar a saúde contábil da sua companhia. Eles mostram a situação em um determinado período, permitindo que você avalie a evolução dos negócios e ajuste sua estratégia.

 

Consulte as suas obrigações fiscais

A contabilidade também envolve o cumprimento das obrigações fiscais, como o pagamento de impostos e o envio das declarações para o governo. Certifique-se de que as datas de vencimento estão sendo respeitadas para gerar multas, juros e penalidades mais graves. Um parceiro eficiente de contabilidade pode ajudá-lo a cumprir com essas obrigações de forma mais organizada e precisa.

 

Revise seus registros e processos contábeis

O papel da revisão contábil é garantir que todos os procedimentos estejam sendo feitos corretamente. A revisão deve incluir a análise dos livros contábeis, dos registros fiscais e dos processos internos da organização. Dessa forma, será possível identificar possíveis erros ou fraudes e corrigi-los antes que causem prejuízos.

 

Descobri que a saúde contábil e financeira do meu negócio está em risco. E agora?

 

Você e sua equipe atravessaram todos esses processos e descobriram que a saúde do negócio está abalada. Se a sua primeira reação for reagir, nossa dica é respirar profundamente e continuar lendo esse texto.

 

É sim importante agir rapidamente para reverter a situação, mas também é necessário ser estratégico na hora de reformular o controle dos seus processos. Abaixo, apresentamos algumas medidas que podem ajudar a minimizar os danos e retomar a estabilidade financeira da empresa.

  • Analisar as causas do problema

O primeiro passo é identificar o que provocou ineficiência no controle contábil e financeiro. É importante fazer uma análise detalhada de todos os recursos, identificando gastos excessivos, baixo faturamento, inadimplência de clientes, entre outros fatores que possam estar contribuindo para o desequilíbrio.

  • Reavaliar o orçamento

Com base na análise das causas do conflito, é importante reavaliar o seu orçamento. É preciso identificar os gastos que podem ser cortados ou reduzidos e encontrar maneiras de aumentar o faturamento. Uma opção é buscar novos clientes ou expandir a área de atuação da empresa.

  • Renegociar dívidas

Se a empresa estiver endividada, é necessário renegociar as dívidas. Busque negociar prazos maiores, juros mais baixos e até mesmo descontos para pagamento à vista. O importante é explorar acordos que possam ser cumpridos sem comprometer ainda mais a saúde financeira da organização.

  • Buscar ajuda profissional

Em casos mais graves, pode ser necessário buscar ajuda profissional para reverter a situação. Um escritório contábil pode ajudar a identificar os problemas financeiros e desenvolver um plano de ação personalizado para recuperar a eficiência da empresa.

  • Manter o controle financeiro

Para evitar que a situação se repita, o controle financeiro da empresa deve se tornar uma prioridade. Isso inclui manter um fluxo de caixa atualizado, controlar os gastos e as receitas, e fazer uma análise financeira periódica para identificar possíveis problemas antes que eles se tornem graves novamente.

 

Conte com um parceiro contábil para manter a saúde do seu negócio em dia

 

Manter a saúde financeira e contábil do negócio é uma tarefa complexa e que exige conhecimentos específicos. É por isso que contar com um escritório contábil pode ser a melhor alternativa para quem deseja manter seus processos e obrigações em dia. 

 

Os profissionais que fornecem esse serviço possuem conhecimento especializado em contabilidade e finanças, o que significa que estão aptos a lidar com as complexidades e particularidades dessa área. Além disso, estão sempre atualizados sobre as mudanças na legislação fiscal e tributária de diferentes setores, garantindo que sua companhia esteja em conformidade com as normas e evite problemas futuros.

 

Portanto, outro aspecto que deve ser considerado é que manter a saúde financeira e contábil exige tempo e dedicação. Ao contar com um prestador de serviços, como a Contafix, você pode delegar essas tarefas e se concentrar no que realmente importa: o sucesso do seu negócio.

Isso pode representar uma economia significativa de tempo e recursos, já que é possível garantir precisão e eficiência em cada entrega. 

 

Por fim, além de desenvolver todas as tarefas operacionais, um parceiro contábil é capaz de ajudar no seu planejamento estratégico. A partir da análise das informações corporativas, é possível encontrar formas de reduzir custos, aumentar a lucratividade, investir de forma inteligente no futuro do negócio e tomar decisões que se adequam ao contexto dos cenários mais complexos.

 

A Contafix é um escritório de contabilidade que oferece serviços especializados para ajudar na gestão contábil e financeira da sua empresa. Com uma equipe de profissionais experientes e dedicados, a preservamos a saúde dos negócios e projetar crescimentos sustentáveis para futuros de sucesso. Clique aqui e fale conosco.



Compartilhe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO APLICADO

Neste espaço de conhecimento trabalhamos para produzir conteúdo que seja prático e aplicável aos negócios, como: princípios de gestão e planejamento, questões fiscais, administração financeira, investimentos, e outros.

A sua contribuição através de comentários ao nosso conteúdo será usada sempre para fazer isto de maneira cada vez mais precisa e adequada.

Pesquisar

Arquivos

Entrar na Área do Cliente