Nome fantasia de uma empresa é aquele que todo mundo conhece. Pode-se dizer que é o cartão postal do negócio. A marca que fica exposta na fachada e popular para o seu Público alvo. O nome fantasia é diferente da razão social (nome jurídico da empresa). Ele geralmente é criado com o viés de criar autoridade no mercado e impactar o nicho de negócio. Portanto, pode-se dizer que a escolha do nome fantasia é uma decisão importante para o negócio e deve ser pensado com bastante afinco.
Como achar um nome fantasia para a minha empresa?
O nome fantasia não pode ser algo aleatório, ele precisa ser pensado dentro de uma série de parâmetros. É importante considerar alguns aspectos importantes, afinal, depois que ele for registrado. o processo para alterar se torna mais difícil. É fundamental analisar questões de idioma, facilidade na pronúncia, tamanho e até mesmo o tipo de produto e serviço que vai ser oferecido.
Nomes que despertam o interesse do público ganham destaque no mercado competitivo O nome fantasia precisa ser alinhado a identidade visual da empresa, desse modo, as chances do negócio se posicionar no mercado são maiores.
Diante disso, algumas dicas podem ajudar, confira:
• Dê preferência para nomes que tem mais apelo entre os consumidores, ele deve ser fácil de ser memorizado, pronunciado e escrito.
• O nome precisa lembrar o tipo de negócio.
• Use símbolos e imagens que mostre o que a sua empresa faz.
• Uma razão social curta é mais aceitável entre os consumidores.
• Nomes pessoais dificultam a entrada de sócios.
• Fuja de expressões clichês e modismos.
Há muito tempo atrás as empresas brasileiras gostavam de usar expressões em inglês para designar seus negócios, entretanto, não é recomendável. Pronúncias difíceis tomam o processo de reconhecimento no mercado muito mais difícil.
Um nome fantasia deve ser objetivo e simples, retratando a atividade realizada pela empresa.
Pesquisa e registro do este nome no INPI
Não pode haver duas empresas com nome fantasia iguais dentro de um estado no mesmo ramo de atividade. Esse cuidado é para evitar confusão e garantir mais exclusividade para os negócios. O nome fantasia é registrado em órgãos estaduais, mas a devida oficialização acontece no INPI. o INPI (lnstituto Nacional de Propriedade Industrial) é um orgão do Governo Federal que efetua o registro de marcas e patentes. No site da instituiçao é realizada a pesquisa do nome fantasia/marca para ver se existe outra empresa com esse nome. Caso a originalidade for confirmada, é possível realizar registro para ter autoridade e propriedade do nome.
Contudo, o registro de uma marca no INPI não é algo tão simples, o processo envolve a escolha da marca que pode ser apenas o nome, ou então, acrescido da tipologia, símbolo e cores. Além disso, é necessário separar a documentação da empresa para dar a entrada no processo. Depois disso, o prazo pode se estender por 36 meses para que o registro seja feito. O documento tem
validade por 10 anos que podem ser prorrogáveis por mais 10 anos. O interessado pode fazer todo o processo junto ao INPI ou contratar consultorias que realizam todos os tramites.
A importância do nome fantasia para uma empresa
Para um negócio ter sucesso, é necessário uma série de fatores. Obviamente que o nome, a principio, não tem muita relação com isso, entretanto, é preciso pensar a longo prazo. Algumas empresas nascem com um nome forte e com um apelo de marketing bem planejado. Nesse caso. o diferencial competitivo já está presente na marca. Um negócio que começa dessa forma tem mais
chances de ser reconhecido e lembrado pelo seu público alvo.
Em tempos de competitividade acirrada, a identidade da marca é fundamental. O nome fantasia carrega a essência do negócio e
em cima disso, diversas estratégias podem ser pensadas e planejadas. A marca da sua empresa pode se tomar uma referência no segmento.
Para entender mais a respeito, os empreendedores podem contar com a ajuda de um serviço de contabilidade de qualidade. Os profissionais contadores cuidam de toda a burocracia e ajudam a pensar em uma estratégia de concepção da marca.